Carta - #grupodeescritamatinal

 



talvez essa carta seja pequena, como um bilhete, ou um lembrete pra você. daqueles que a gente põe na geladeira, pra ver todo dia e não esquecer.


espero que você esteja bem. espero que esteja com saúde. espero também… espero não. desejo. desejo fortemente que tenha recebido um demorado abraço recentemente, de alguém bem querido. de alguém cujo coração, ao tocar o seu, tenha dançado no ritmo da batida.


espero que, com olhos míopes ou não, você tenha a possibilidade de contemplar horizontes. que coma uma tapioca gostosa, que encontre o pão de queijo perfeito. que, ao sentir suas pernas e pés caminhando por aí, você consiga ser suas pernas e pés caminhando por aí. mesmo que sejam só dois passos. mesmo que seja só dentro de casa, fazendo o trajeto de ir buscar água num filtro de barro. aliás, espero que você tome um copo d’água de filtro de barro, e que ela te refresque por inteiro.


gostaria de te contar daqui, das novidades, das coisas melhores, das outras impossíveis. mas essa carta/bilhete/lembrete não é sobre isso. não é para isso. essa é uma carta de amor, de desejos de amor, de transbordares amorosos pra você.


desejo que você, ao tomar banho, esqueça um pouco do mundo. que a água que te envolve também possa te lembrar da importância de cada pedacinho seu. aproveita pra respirar nesse momento. respira bem fundo, como se o ar fosse todo o amor que você merece. e você merece todo o amor do mundo, saiba.


espero que todas aquelas coisas que te frustram, te chateiam, te botam no modo full pistola, que todas elas passem e que deem lugar pro novo. que venham novas chateações, novas frustrações, mas que elas cheguem para você com a sabedoria que agora você tem. te desejo o privilégio da privacidade, da solitude que você precisa, e também te desejo boa companhia. que seja a tua boa companhia ou de outres. mas que seja leve. que haja respeito no acompanhar.


desejo que você consiga se expressar. raiva, desejo, amor, tesão ou profunda tristeza. espero mesmo que você encontre formas de se colocar no mundo, pois o mundo é seu também. o mundo precisa de você e você precisa estar no mundo do jeito que é. 


que você consiga instalar as cortinas, trocar as torneiras, organizar as plantas, fazer comida. e que esteja pronta pro descanso. que entenda que, tão importante quanto varrer a casa ou entregar uma demanda de trabalho, também é tirar um cochilo, tomar um sorvete ou rir de uma boa piada.


essa carta era pra ser breve, um bilhete, um lembrete. acabou ficando extensa e cheia de desejos, como se fosse seu aniversário. espero que seja seu aniversário todo dia um pouco, que a vida possa ser celebrada e você, amada e amante dela.


viva.


Nirvi


***

Querida Carta, 


Hoje, não irei escrevê-la. Não me leve a mal, não é nada contra você. É só que hoje, não me sinto segura. Não me sinto preparada. 


Escrevê-la configura um trabalho imenso. Devo escolher meu destinatário, e qualquer que seja, será dolorido (já me escrevi um milhão de cartas nos últimos anos, e todas elas doem como um coração partido). 


Então, devo abrir meu coração. Caso a escreva para mim, devo contar a mim mesma coisas que já sei, confidências sobre as dores que eu sinto e a força que eu não tenho para enfrentar os dias. Caso escolha escrever para alguém que amo, carinho transbordará das linhas e eu, sufocarei de saudade. 


Pois então, nesta manhã, cara Carta, digo-lhe de pronto: não lhe escreverei. Esta manhã chuvosa não é feita para cartas mais do que guarda-chuvas são feitos para dias de sol. E não adianta dizer-me que guarda-chuvas podem ser usados para proteger da luz! Não aceitarei a desculpa. Meu coração é frágil, e uma carta de peito aberto nesta manhã cinzenta me despedaçaria. 


Quem sabe, em um outro momento, em uma manhã que não chova, eu lhe escreva. Não se entusiasme, não sei quando será, mas não será agora. 


Até um outro amanhã. 

(Camila Pontes)


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas