Cara de cansada

 






Quer comentário mais desnecessário e inútil do que:


- Nossa, que cara de cansada!

?

A pessoa não oferece ajuda, não pergunta se você está bem, não aprofunda a questão, nada...é um comentário sobre sua aparência, apenas. Como se o seu cansaço ofendesse o senso estético do fulano. Você, na exaustão da multitarefa, provavelmente se deslocou com a melhor cara que pode, a melhor roupa que pode, o melhor sorriso que pode (vejam a importância desse "que pode" no final de cada item da lista. Afinal, tem dia em que o melhor sorriso possível é nenhum) e chegou lá, não para mostrar sua cara de cansada para o mundo, exibir sua pele exalando falta de sono, mas para fazer outra coisa, provavelmente. O foco é chegar lá e fazer essa outra coisa. O foco é sair da cama, chegar lá, fazer alguma coisa e não ser julgada. 

Imediatamente, o foco é deslocado: como não parecer cansada para os fiscais de cara? Não se trata de consertar a exaustão, mas sim de não incomodar ao transparecer essa exaustão. Como quem se refere a um botox ou lifting dizendo: ficou natural, parece que está descansada.

Ora veja, temos aqui um ponto! A cara do cansaço é a cara envelhecida? O vigor da juventude é o que chamamos de descanso? Disfarço meu cansaço ao descansar ou ao corrigir as olheiras, as manchas ou as novas ruguinhas inevitáveis? 

Nos meus sonhos, digo:

- Meu amor, estou com cara de cansada porque estou cansada e também porque tenho sobrevivido o suficiente para não ter tanto brilho na pele quanto antes. Fiz e faço o melhor que posso para estar aqui e você me dizer que estou com cara de cansada, faz com que eu me sinta um lixo, inadequada e incompetente por não ter vencido todas as batalhas, desde as intelectuais até a organização face-glow-estrutural. Você pode me ajudar ou veio só mesmo me dar esse espelho cruel e inútil para que eu segure (mais) um peso?

Na vida real, digo:

- Dormi pouco essa noite.

E me encho de corretivo, blush e desespero para com[parecer] adequadamente ao compromisso.


#cronica


Comentários

Postagens mais visitadas